top of page

VIDAS EM RISCO: KEALA KENNELLY

 

Dois dias após o megaswell em Chopes, em 2011, Keala, a quinta personagem da série, vacou em uma onda de 6 pés e arrebentou a cara no reef.

Fonte: Revista Hard Core
*Esta matéria é parte da reportagem publicada na HC 289, edição de outubro de 2013
 

A surfista que nasceu no Kauai esfolou a cara nos corais afiados e foi resgatada pelo water patrol do campeonato. Muito sangue escorria pelo ferimento até chegar à água. Keala foi levada para a tenda médica na hora. “Eu estava triste, pois sabia que tinha batido o rosto. Mas pensava que era apenas um arranhão”, diz. As pessoas a olhavam assustadas, mas ela só soube da gravidade da situação quando estava na ambulância, 20 minutos depois, quando o médico tirou uma foto com o celular. “Eu tomei um susto. Era muito pior do que imaginava. O osso aparecia e o corte estava a poucos milímetros do meu olho direito. Precisei sentar... Estava em choque.” Para suportar a dor, a havaiana, que não acreditava que uma onda de 6 pés poderia provocar tanto estrago, estava sob os efeitos da morfina.

Acompanhada por Mary, a médica do campeonato da ASP, Keala foi levada para o principal hospital do Tahiti, em Papeete. Logo que chegou, os médicos a conduziram para a radiografia, para saber se havia fratura nos ossos da cabeça e do pescoço. Mas nada foi identificado. Então era a hora da cirurgia.


Veja abaixo o vídeo da onda e do acidente de Keala Kennelly. 

Primeiro, o coral que estava dentro dos ferimentos foi removido. Depois, o médico costurou o machucado profundo próximo ao olho e os cortes na cabeça, no queixo e no maxilar. Ao todo, Keala  precisou tomar 51 pontos externos e muitos outros internos, que foram absorvidos pelo corpo. “O tratamento em Papeete foi incrível. Quando cheguei ao Hawaii e fui examinada, o médico disse que tinham feito um ótimo trabalho para juntar meu rosto novamente”, recorda Keala.

“É inteligente ter um medo saudável daquela onda. Dias com ondas menores podem ser mais perigosos, pois nós baixamos a guarda”, explica Keala. O perrengue não abalou a performance da havaiana em ondas grandes, que foi considerada a melhor big rider no XXL 2013.

Keala precisou tomar 51 pontos externos para reconstituir o rosto, que esfolou no reef de Chopes.

 

Foto: Pete Frieden/A-Frame

bottom of page